AÇÚCAR: DETOX EM 8 SEMANAS

Sabe qual é o maior inimigo da alimentação saudável? É o açúcar! Cientistas afirmam que o vicio em açúcar se assemelha ao vicio em narcóticos. Então como se livrar desse veneno?

açúcar: detox em 8 semanas

Em 2011 a jornalista australiana Sarah Wilson se desafiou a eliminar o açúcar da sua vida. Depois da experiência, Sarah lançou o livro “I Quit Sugar”. Ela conta como excluiu o açúcar da sua alimentação em 8 semanas, para depois reintroduzi-lo em menor quantidade.

Segundo a autora, “o que faz as pessoas perderem peso é substituir o açúcar por outras delícias, só que saudáveis e ricas em proteína”. Em dois meses o seu cérebro é reprogramado e é possível voltar a consumir açúcar sem exagero.


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AÇÚCAR: DETOX EM 8 SEMANAS

Semana 01: Diminua o açúcar e os carboidratos refinados! Corte doces, sorvete, brigadeiro, pães de farinha branca, tortas salgadas, fritura. Comece a fazer trocas espertas: pipoca no lugar do cookie e queijo no lugar da sobremesa. Refri, só zero e stévia no café.

Aprenda a… tomar suco verde pela manhã e compor as principais refeições com filé de carne, frango ou peixe + salada + legumes + 3 colheres de arroz integral + 1 concha de feijão. Bem possível!

Semana 02: incorpore mais gordura e proteína. Não é loucura: é a chave pra compensar o açúcar que você cortou, ter saciedade e colocar seu corpo pra funcionar melhor (gordura boa protege o corpo de toxinas). coma abacate, queijo de cabra, nuts, ovos e substitua o óleo de soja pelo de coco. Aprenda a… comprar leite, cream chease e iogurte integrais – as versões light quase sempre compensam a pouca gordura com variações mascaradas de açúcar, sabia?

Semana 03: corte fruta, refri, mel e molho pronto comece a olhar rótulos pra ver se não tem açúcar oculto ali (em nomes diferentões como xarope de milho, sucralose, maltodextrina, dextrose etc) e dê adiós a barrinhas de cereais, catchup, molho de tomate comprado, mel, granola e iogurte com sabor (o natural pode). Aprenda a… planejar seus snacks. boas ideias: bolinhas de queijo de búfala, mix de nuts, palitos de pepino, rodelas de batata-doce cozidas

Semana 04: fique firme & forte no cardápio e no propósito a ideia é continuar como na semana anterior, redobrando a atenção aos deslizes. e corte o suco de fruta, combinado? Ele tem muita frutose, inimiga power aqui. a boa notícia é que a água de coco está liberada! Aprenda a… dizer não. vão te dizer que fruta é saudável. e é, mas não em quantidades cavalares! calma, você está se desintoxicando e, ao fim do projeto, vai voltar a consumi-las – até duas por dia.


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Semana 05: inclua mais chá e novas recompensas nessa fase, é normal você se sentir meio enjoada, com intestino preso ou até com dor nas juntas – faz parte do detox e é positivo! a sacada agora é manter a linha até virar hábito. toda vez que quiser um doce, combine com você mesma de esperar 20 minutos pra ter certeza de que quer aquilo. Se deslizar, ok: siga de onde parou. Aprenda a… fazer do chá um ritual várias vezes ao dia. ele ajuda a desintoxicar e dá sensação de conforto.

Semana 06: retome (umpouco) de doçura agora você reincorpora frutas com menos frutose – leia-se kiwi, mirtilo, framboesa, melão, morango. Também tente receitas com stévia, canela, leite de amêndoas – pode inclusive se permitir chocolate com mais de 85% de cacau. Aprenda a… moderar – mesmo nos doces artificiais! pesquisas sugerem que ingerir adoçantes em excesso aumenta a fissura por açúcar (e isso pode acabar te engordando, que paradoxo!).

Semana 07: mantenha o pé atrás e se desintoxique pós-deslize isso quer dizer continuar com o cardápio saudável e low sugar e desconfiar do açúcar, mesmo quando o dito-cujo vier acompanhado de uma aura saudável – tipo bolinho de açúcar demerara ou morango com calda de chocolate amargo. Aprenda a… fazer um minidetox. no dia depois de exagerar em algo, corte carboidrato e capriche em vegetais + proteínas quentinhos, com direito a queijo, tá?

Semana 08: prefira tudo natural e integral – pra sempre se você chegou até aqui, seu cérebro já incorporou o hábito de dizer não ao açúcar. Então tudo o que você precisa é manter a pequena quantidade dele por dia – o máximo de duas frutas, os doces da semana 6 e, please, muita cautela nos molhos prontos. Aprenda a… consumir menos industrializados e tudo integral! essa é a melhor maneira de continuar a controlar o açúcar que consome e manter a linha.

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