ADOÇANTE: SAUDÁVEL OU PERIGOSO?

Sabemos que o grande vilão da nossa saúde é o açúcar! Mas será que substituir o açúcar por adoçante é melhor para nossa saúde? Confira como agem os adoçantes artificiais no nosso corpo!

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A principal características dos adoçantes, segundo Flávio Cadegiani, endocrinologista é “promover a redução calórica para um determinado poder de adoçar se comparado ao açúcar”. A partir de sua composição, os adoçantes se dividem em naturais e sintéticos.

ADOÇANTES: SAUDÁVEL OU PERIGOSO?

Adoçantes naturais

Entre os naturais, os mais conhecidos são a stévia , o primeiro a ser extraído de uma planta e que tem poder de adoçar 300 vezes maior que o açúcar, e a sucralose , 600 vezes mais doce que o açúcar. De acordo com informações do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, não apresentam contraindicações.

Há também o agave , feito a partir de um tipo de cactos do México. Ele é uma descoberta recente e representa uma fonte de ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Xilitol , manito l, sorbitol , maltodextrina e frutose também são extraídos de forma natural e têm alguns benefícios. “Estão na lista daqueles que apresentam calorias, mas que ou são levemente menos calóricos, ou têm maior poder de adoçar que o açúcar, ou têm consequências metabólicas melhores (exemplo: índice glicêmico mais baixo)”, aponta Flávio.


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Adoçantes sintéticos

Nesta categoria está a pioneira sacarina e o ciclamato . Segundo informações do hospital de São Paulo, esses produtos contêm sódio e devem ser evitados por pacientes hipertensos ou aqueles que têm tendência a reter líquidos.

Aqui entra também o aspartame . A contraindicação é para “portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo de fenilalanina no organismo, causando retardo mental”, indica o centro de nutrição do hospital. Também não é recomendado para grávidas.

Adoçante artificial engorda?

Dependendo do tipo, sim. Mais de mil voluntários em processo de emagrecimento que apostaram em adoçantes artificiais (aspartame, ciclamato, acesulfame-k e sacarina), durante um estudo da Universidade de Manitoba, no Canadá, apresentaram um risco maior de voltar a engordar.

“Essas substâncias químicas provocam alterações na microbiota (conjunto de bactérias que habitam o intestino) e, com isso, atrapalham a absorção de nutrientes importantes na manutenção do peso”, explica
 o endocrinologista Pedro Assed, do Rio de Janeiro.

Ele sugere optar pelos adoçantes mais naturais, como sucralose, xilitol e estévia. Outra saída para quem não tem restrição ao açúcar é usá-lo na menor quantidade possível.

Via Delas, BF

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