ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: VERDADES E MENTIRAS

Quais são as verdades e as mentiras da alimentação saudável? Confira a seguir!

verdades e mentiras

O nutricionista Júlio Aquino,  membro do American College of Sport Medicine (ACSM) e do Institute of Functional Medicine (IFM), de Brasília, para nos ajudar a esclarecer as principais questões enviadas por leitores e também presentes no dia a dia do consultório dele, em Brasília.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: VERDADES E MENTIRAS

Beber água antes, durante ou depois das refeições engorda?
A água dilata o estômago. Então, não é a água propriamente dita que engorda, mas a consequência dela, que é o aumento do volume do estômago.  Por isso, o recomendável é beber só 40 minutos antes e 40 minutos depois das principais refeições. Se a pessoa não conseguir ficar sem beber água durante a alimentação, o mais indicado é que ela tome 100ml, o que dá uns 3 dedos de água.

Suar gasta calorias?
Suar não gasta calorias! O que gasta é a atividade física. É você acordar, caminhar, escovar os dentes… O dia a dia da pessoa é que vai promover esse gasto. Mas provavelmente você vai suar quando estiver fazendo uma atividade física.

Comer de 3 em 3 horas emagrece?
Com certeza, porque você ativa todo o seu corpo quando você come. Quando você come 300g, 400g de comida, por exemplo, você ativa seu metabolismo, o seu corpo, a sua máquina. E quando você come uma fruta 3 horas depois, você também ativa esse sistema. Ou seja: o metabolismo será ativado 4, 5, 6 vezes por dia, fazendo com que você gaste mais calorias durante o dia e, consequentemente, perca mais peso.

Atividade física é mais importante que dieta?
Na verdade, elas são complementares. A atividade física é a promotora da dieta. Quando você se exercita, você se preocupa mais em comer bem. Quando deixa de se exercitar, se preocupa menos com a alimentação. Tem um estudo que comprova isso. Então,se você quiser melhorar o seu esquema alimentar, é recomendável fazer algum tipo de atividade física. Uma caminhada já ajuda, qualquer coisa que movimente. O importante é ter a periodicidade e uma intensidade constante.


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Vitamina C evita resfriado?
Evita. Ela aumenta a imunidade porque aumenta a capacidade de detoxificação do corpo e também a produção de leucócitos.
Ingerir quantidades maiores do que as indicadas de Vitamina C é prejudicial à saúde?
Sim, principalmente se a pessoa tem capacidade/tendência de produzir pedras nos rins. A vitamina C potencializa essa produção e isso acaba sendo prejudicial. Também aumenta muito a acidez gástrica e desbalanceia o PH intestinal, fazendo com que haja morte prematura das bactérias intestinais.

Quem é vegetariano precisa tomar vitaminas?
Sim, com certeza. O vegetarianismo é um estilo de vida, então a pessoa tem deficiência do complexo B, de zinco, cobre, magnésio e outras vitaminas, bem como de proteínas. Por isso, é importante procurar acompanhamento profissional.

A maior parte das vitaminas está nas cascas das frutas?
Não necessariamente. As cascas têm muitos antioxidantes, mas boa parte das vitaminas estão presentes nas polpas das frutas. É o caso da laranja, por exemplo.

A vitamina E realmente aumenta a fertilidade?
Sim, ela tem essa característica porque é um antioxidante lipofílico (solúvel em lipídeos e não em água). Isso acaba melhorando a relação e a produção de testosterona, aumentando a fertilidade. Mas é preciso tomar cuidado porque, em excesso, pode trazer muitos problemas à saúde.

Alimentos cozidos têm menos vitaminas?
Sim. Eles perdem cerca de 20% das vitaminas no processo de cocção.

Suco depois de um certo tempo perde suas propriedades?
Sim. Grande parte das vitaminas é oxidada, pela luz ou pelo oxigênio, então acaba diminuindo mesmo.

Alimentos tostados podem ser cancerígenos?
Os alimentos proteicos tostados produzem uma substância cancerígena. O ideal seria grelhar sem deixar aparecer a crosta preta no alimento.

Suco de caixinha é mais saudável que refrigerante?
Suco de caixinha é tão ruim quanto o refrigerante. Tem muito açúcar e pode gerar doenças como obesidade e diabetes.

Via Estadão

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