Benefícios do café na dieta e na saúde

Benefícios do café na dieta e na saúde

Acrescentar ou manter o café na dieta é um assunto polêmico, já que alguns estudos comprovam a relação da bebida com insônia e problemas digestivos, outros estudos mostram que ele ajuda a acelerar o metabolismo e agir contra a retenção de líquidos.

benefícios do café na dieta

Afinal, o café faz bem ou faz mal?

Assim como tudo na vida, o cafezinho se bem consumido pode trazer benefícios para a dieta e para a saúde, mas quando bebido com açúcar e adoçantes artificiais pode se tornar bastante prejudicial a saúde. A nutricionista Carol Morais listou alguns benefícios da bebida favorita do brasileiro:

Benefícios do Café
Previne oxidação do DNA (inibe a oxidação da adenina e guanosina), ou seja, reduzindo o envelhecimento;

Previne oxidação do LDLc, grande responsável pela formação de trombos e acidentes vasculares, prevenindo-os;

Aumenta a velocidade de codificação e processamento mental, melhorando o raciocínio;

Aumenta a termogênese e oxidação lipídica em mulheres eutróficas (mas não em obesas). Ajuda a emagrecer;

Associado à prática de exercícios, tem efeitos lipolíticos (queima de gordura) superiores ao do exercício isoladamente, devido a cafeína;

Menor incidência da doença de Parkinson e mal de Alzheimer;

Redução do risco de formação de cálculos biliares.

Além desses benefícios a bebida possui potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. A niacina também está presente na bebida e assim como todas as vitaminas do complexo B, ela está associada ao bom funcionamento do sistema nervoso.


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Como aproveitar o melhor do café

Para aproveitar o melhor do cafezinho os cuidados devem começar na compra e armazenagem. Prefira embalagens a vácuo e após aberta conserve em um pote hermético em geladeira para evitar a oxidação.

A  Associação Brasileira da Indústria de Café recomenda utilizar de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água. É importante que a água seja filtrada e o café deve ser coado quando a água estiver próximo de 95ºC e não quando estiver fervendo. Após 30 minutos de coado o café começa a perder nutrientes, sabor e aroma, por isso privilegie sempre o café recém feito.

Nada de açúcar ou adoçantes, a melhor maneira de ingerir o cafezinho é puro. A quantidade recomendada varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis.

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