CORES DOS ALIMENTOS

Cores dos alimentos

Muito se diz que nosso prato deve ser sempre colorido, mas você sabe o motivo?  As substâncias que dão cor aos alimentos trazem consigo também propriedades funcionais benéficas para nossa saúde.

As nutricionistas Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, e Fabiana Costa, do Spa Fazenda Igaratá, ambas de São Paulo, contam que as substâncias responsáveis por dar cor a esses alimentos também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a nossa saúde.

Por isso os nutricionistas e médicos sempre nos orientam a comer o mais colorido possível!

Conheça as cores e as propriedades!

cores e benefícios dos alimentos

Cores dos alimentos e seus benefícios

pepper-625626_960_720

Alimentos Vermelhos

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


Alimentos Alaranjados / Amarelos

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.
São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.
Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Também são fontes de carotenoides e ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

basil-583816_960_720

Alimentos Verdes

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo, tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.

Ele são ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

slide_209812_701337_free-1024x575

Alimentos Arroxeados

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que: retardam o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

Eles possuem niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

Gostou dessa dica? Compartilhe com um(a) amigo(a)!

Curta Fator de Emagrecimento no Facebook!

facebook-button-3

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!