CÚRCUMA E AÇAFRÃO DA TERRA PARA SAÚDE

A cúrcuma ou açafrão da terra é uma especiaria muito comum na culinária indiana. Existem registros do uso da cúrcuma pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.

cúrcuma açafrão da terra

É muito comum confundir a cúrcuma que é uma raiz da família do gengibre, com o açafrão que é extraído dos pistilos de flores de Crocus sativus.

CÚRCUMA E AÇAFRÃO DA TERRA  PARA SUA SAÚDE

Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer. Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.

Leia mais: Ervas medicinais para incluir na alimentação

Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.

Ação anti-inflamatória comparada ao cortisol pode ser comprovado através das pesquisadoras Alexandra K. Kiemer e Jessica Hoppstädter.

Em uma nova revisão da evidência química, os cientistas escrevem que a curcumina é um “composto instável, reativo, não biodisponível e, portanto, um composto altamente improvável [para desenvolvimento de fármacos”. A razão para esta notória revisão é por causa de suas propriedades químicas que bagunça com os principais métodos para a busca de novos medicamentos.

A cúrcuma é muito utilizada na tradição ayuvédica por suas propriedades medicinais.
Saiba mais: Ayurveda Saúde e Longevidade na Tradição Milenar

A maioria das drogas é rastreada com base na sua capacidade de interagir com certas proteínas. Acontece que a estrutura química da curcumina faz com que ele produza “falso hits” – isto é, mesmo que o composto não interaja com a proteína, os resultados dos estudos mostram que sim. Esses resultados falsos são então levados para ensaios clínicos, onde, depois de gastar enormes quantidades de dinheiro, ele finalmente falha.

Referência: Nelson, Kathryn M.; Dahlin, Jayme L.; Bisson, Jonathan; Graham, James; Pauli, Guido F.; Walters, Michael A. (11 de janeiro de 2017). «The Essential Medicinal Chemistry of Curcumin». Journal of Medicinal Chemistry. ISSN 0022-2623. doi:10.1021/acs.jmedchem.6b00975

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!