DEPRESSÃO E ATIVIDADE FÍSICA

Como a Atividade Física pode Agir Contra a Depressão? Pessoas que sofrem depressão tem tendência a passar muito tempo quadro de angústia e tristeza profunda que não é saudável e causa ainda mais desânimo!

Veja agora como o exercício físico pode ajudar no tratamento dessa doença!

depressão vida saudável

Muitas doenças, principalmente, as mentais e psicológicas podem ser ajudadas por exercícios físicos. A maioria dos médicos sempre indicam rotinas com atividades físicas para ajudar nesses casos, o que é efetivamente positivo.

Umas doenças que mais podem ser ajudadas pela atividade física é a depressão, já que o problema envolve fatores biológicos, psicológicos e genéticos. Apesar de ser uma doença bem complicada, passos como estes podem ajudar no tratamento.

Depressão e exercício físico: a melhora é comprovada?

Já comprovado cientificamente que pacientes depressivos tratados somente com medicação possuem menos resultados positivos do que as pessoas tratadas com remédios e exercícios. A depressão precisa ser acompanhada e tratada seriamente e a atividade física só vem para acrescentar. Por isso os médicos sempre a recomendam a pacientes que sofrem desse mal.

Se atividade for feita em longo prazo, os resultados tendem a ser muito positivos, uma vez que um novo vício é criado. É como se o paciente tivesse uma nova distração e uma razão para continuar a se exercitar.


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Isso tudo acontece, porque o sistema nervoso acaba liberando a endorfina durante as atividades. Essa substância causa uma sensação de bem estar e permanece durante horas no organismo.Devido a isso, o paciente muda totalmente. A diferença na vida do indivíduo doente é perceptível e palpável. Ela ficará mais agitado, animado e não mais acomodado remoendo a tristeza.

Sequências de Exercícios

O mais indicado é traçar uma sequência ou rotina de exercícios para a pessoa que vai iniciar o tratamento. A caminhada é a melhor atividade iniciantes. O paciente deve andar durante 30 ou 40 minutos sempre acompanhado.

Quando a rotina de caminhada já estiver estabelecida, o tempo pode ser estendido ou o paciente pode começar a alternar e correr. Outras atividades poderão também ser incorporadas a essa nova rotina.

O ideal é estabelecer uma alternância entre atividades aeróbicas e anaeróbicas. Preenchendo a mente e o tempo com estes tipos de exercícios o paciente acabará se afastando da depressão.

É importante que o paciente pratique os esportes em lugares que mais lhe agrade. Espaços amplos e ao ar livre são amenos e passa a sensação de tranquilidade, por isso um dos mais indicados.

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