EXAMES MÉDICOS PARA COMEÇAR A TREINAR

Estamos no aproximando da metade do ano e se você ainda não começou sua rotina de exercícios chegou a hora! Mas antes de começar você deve estar atento ao estado geral da sua saúde! Por isso é essencial fazer um check up! Confira os exames médicos indicados para quem vai começar a treinar!

exames médicos

Ir a um médico clínico geral deve ser o primeiro passo. Ele irá avaliar sua saúde no contexto geral e indicará alguns exame como hemograma completo para checar os glóbulos vermelhos, os níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose e traçar seu perfil metabólico. Ele também avalia a pressão arterial.

LEIA PARA OS SINTOMAS DE RISCO DO DIABETES

Se houver necessidade, ele irá te indicar para outro especialista como o endocrinologista e gastroenterologista, ortopedista.

Antes de iniciar as atividades físicas cardiovasculares você deve procurar, além do clínico geral, o cardiologista. Pois ele irá avaliar seu perfil cardiovascular, investigar possíveis sintomas de alerta e orientar a respeito dos exames médicos.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


EXAMES MÉDICOS ESSENCIAIS PARA COMEÇAR A TREINAR

Eletrocardiograma: gráfico que registra oscilações elétricas que resultam da atividade do músculo cardíaco. Assim, é possível o médico verificar a frequência cardíaca em repouso e avaliar o bem-estar geral do coração.

Teste ergométrico: é um exame essencial para os praticantes de exercícios de alta intensidade. Isso porque ele avalia as condições cardíacas do indivíduo ao ser submetido ao esforço físico graduado. Esse exame deve ser executado e acompanhado por médico cardiologista e monitorando a pressão arterial e função cardíaca através do eletrocardiograma. Ele avalia também a presença de isquemia no músculo cardíaco.

Exames de sangue: hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leucócitos. Através da mesma amostra de sangue é feito o teste de glicose para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar a diabetes. Através do sangue também se mede as taxas de colesterol e de suas frações – HDL (o “colesterol bom”), LDL (o “colesterol ruim”) e triglicerídeos – na corrente sanguínea .A avaliação dos níveis do colesterol permite ao médico detectar o risco aumentado de doenças cardiovasculares e adotar medidas para reduzir as taxas dessa substância no sangue.

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

Salvar

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!