EXERCÍCIO COLETIVO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Hoje se comemora o dia do desporto comunitário! Pensando nisso vamos te mostrar como a prática do exercício coletivo pode ser benéfica não só para sua saúde física, mas também para sua saúde mental e emocional!

Praticar esportes e exercícios em grupo é um hábito que se começa no ambiente escolar. Mas nem sempre os jovens e adultos mantém esse hábito depois que saem da escola.

No entanto, os exercícios coletivos traz benefícios para saúde física, mental e emocional. Conheça mais sobre as vantagens dessa prática!

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EXERCÍCIO COLETIVO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Aumenta o convívio social

“Exercício coletivo facilita o convívio social, já que a prática depende da interação entre os alunos”, afirma o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da UERJ. Ele conta que mesmo os esportes considerados individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo. E podem ser praticados em companhia de outras pessoas. “Nesse caso, o esporte também é uma oportunidade para fazer amigos novos”.

Autoestima

O convívio com outras pessoas que praticam esportes e as atividades físicas que te deixam mais forte e saudável influenciam na forma como você se vê no espelho. “O maior impacto acontece com pessoas que estavam muito acima do peso e passam a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes”, afirma o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello. Além disso, as conquistas do esporte proporcionam muita confiança, o que tem interfere de forma positiva na autoestima.


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Disposição

Quem pratica esporte garante: a atividade física é inimiga número um da preguiça. O exercício cansa o corpo durante sua a realização, mas o efeito nas horas restantes é inverso: sobra disposição para o trabalho e para o lazer. “Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e disposto”, afirma Fábio.

Diminui a ansiedade

A prática de exercícios físicos já vem sendo estudada como parte do tratamento contra ansiedade. O fisiologista Gustavo Lopes, entretanto, afirma que essa relação ainda não está totalmente comprovada. “Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício”.

Melhora o humor

Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor. A psicóloga e terapeuta comportamental Denise Diniz, coordenadora do Setor de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, conta que o organismo só funciona corretamente se houver equilíbrio entre o físico e o psicológico. “Quando uma pessoa triste ou desanimada consegue ânimo para se exercitar, também consegue ânimo para superar dificuldades psíquicas, como a depressão”. “A distração, o convívio social, a recreação e a energia que o treino proporciona também contribuem para o bom humor”, afirma Gustavo Lopes.

Via Minha Vida

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