EXERCÍCIO NO VERÃO: COMO SE CUIDAR

O Verão chegou e muitos desejam estar com o corpo definido, não é mesmo? Mas é importante saber que a prática de exercício no verão exige alguns cuidados especiais! Confira como praticar exercício no Verão sem comprometer a saúde!

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EXERCÍCIO NO VERÃO: COMO SE CUIDAR PARA NÃO COMPROMETER A SAÚDE

Sabemos que a atividade física feita em qualquer intensidade gera calor, por isso transpiramos na tentativa de reduzir essa temperatura:  “Isso explica porque as pessoas suam quando praticam exercícios. E quanto maior o calor do ambiente, mais a temperatura se eleva. Se o corpo chegar aos 41°C, há risco de morte”, diz José Luís Zabeu, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

Por isso, o educador físico José Antônio Souza, aconselha a prática de exercícios apenas antes das 10h e depois das 17h. “É preciso ingerir bastante água porque o calor aumenta a sudorese e, consequentemente, a perda de líquido do corpo”, afirma Zelão, que treina equipes em atividades ao ar livre no Parque Ibirapuera (zona sul), Parque do Povo (zona oeste) e USP (zona oeste).


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Segundo os especialistas, se hidratar é extremamente importante! Durante a prática esportiva podemos perder entre 2% e 3% do volume de água do corpo. Sendo um fator de risco nos dias de calor intenso.

Mariane Herdy, personal trainer, conta que se o corpo sua muito e não há reposição da água perdida o rendimento cai: “Chamamos esse aquecimento de hipertermia e ele leva à redução do índice de sódio plasmático, ou seja, hiponatremia, o que pode causar problemas à saúde”.

Quem se exercita em altas temperaturas e não se hidrata corre o risco de passar mal durante a atividade. “Dor de cabeça, tonturas, náuseas são os sintomas mais frequentes”, afirma o educador físico Zelão. Segundo ele, nesses casos o uso do isotônico é recomendado. “É uma substância de reposição, não é suco. Precisa ser ingerido com responsabilidade para repor o sódio, o potássio perdidos durante a prática.

Via Uol

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