FIBRAS ALIMENTARES: BENEFÍCIOS E COMO CONSUMIR

Fibras: você conhece a importância na alimentação? Um dieta abundante em fibras pode trazes benefícios para a vida toda. Conheça esses benefícios!

fibras alimentares benefícios propriedades dieta emagrecimento

Elas são as responsáveis para contribuir para a redução do colesterol total, controle da glicemia, o bom funcionamento intestinal, ajuda a prevenir o aparecimento de câncer intestinal, proporciona sensação de saciedade e auxilia no controle do peso.

O que são as fibras alimentares: elas são aquelas partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado não é capaz de digerir e absorver. O termo também inclui um tipo de amido conhecido como amido resistente que pode se encontrado nas leguminosas, sementes e grãos parcialmente moídos e alguns cereais.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


As fibras resistem a digestão, atravessam o intestino delgado chegando ao intestino grosso intactas. Lá elas são parcialmente ou totalmente fermentada pelas bactérias intestinais. Durante o processo de fermentação, vários subprodutos são formadas, como ácidos gordos de cadeia curta e gases. Os efeitos benéficos para a saúde da fibra alimentar é proveniente do efeito combinado da fermentação com subprodutos formados.

As fibras são importante para o processo de emagrecimento, mas caso a pessoa não tome bastante água ela pode ter o efeito contrário na dieta.


Leia também:
Cozinhando Saudável
Cores e benefícios dos alimentos
Gorduras que ajudam a emagrecer


Como consumir as fibras no dia-a-dia

1. SUCOS INTEGRAIS
Jamais coe os sucos, quem faz isso está descartando uma quantidade (mesmo que mínima) das fibras localizadas no interior das frutas.

2. FRUTAS
Troque os sucos pelas frutas in natura. De qualquer forma, o suco nunca vai reunir o mesmo teor de fibras do que o encontrado nas frutas.

3. TODAS AS REFEIÇÕES
Essa tática ajuda a alcançar os 25 gramas necessários por dia de maneira bem natural, sem sofrimento. Veja como é fácil: basta consumir cereais no café da manhã, vegetais e arroz integral no almoço e no jantar e frutas nos intervalos das refeições.

4. FEIJÃO CONGELADO
Reserve um dia para preparar o feijão da semana inteira. Até porque, acredite, o alimento congelado tem um teor de fibras maior.

5. POTENCIALIZE AS RECEITAS
Não hesite em usar fontes de fibras, acrescente sempre fibras às receitas e também aos lanches: coloque aveia no iogurte, linhaça na salada de frutas…

6. APROVEITE OS TALOS
Eles abrigam muita fibra. Sempre que possível, aproveite. Isso vale para a casca da maçã, para o talo e as folhas da cenoura e por aí vai.

Gostou dessa dica?
Marque um amigo(a) para ele(a) conhecer os benefícios das fibras na dieta!

 

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!