FOME REAL E FOME EMOCIONAL

Sabia que existem dois tipos de fome? Os especialistas têm dividido a fome em fome real e fome emocional. Conhecer a diferença entre as fomes pode ajudar muito em sua perda de peso, confira!

fome real e fome emocional

Fome Real e Fome Emocional

A fome real é a forma de o seu corpo demonstrar através de sinais fisiológicos a necessidade de alimento. Pense em seu corpo como uma máquina, os alimentos funcionam como combustível, a fome real é o sinal de que o combustível está acabando e que você precisa reabastecer.

Já a fome emocional é a vontade de comer. Sabe aquela fome de bolo que dá meio da tarde? Ou aquela fominha de brigadeiro ou de pizza? Geralmente a “fome” ligada à alimentos específicos ou a motivos específicos possui o caráter psicológico, ou seja, quando as razões para comer estão além das fome real. Em muitas situações a fome emocional está ligada aos transtornos de ansiedade, por isso é importante conhecer a fonte dessa vontade de comer para controlar.

Conheça os alimentos que ajudam a combater a ansiedade!

 


Baixe grátis:
Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


fome física e fome emocional compulsão como evitar

Dicas para combater a fome emocional

Identifique atividades que também tragam prazer, mas sem relação com a comida. Pode ser um novo esporte, passear com o cachorro ou brincar com as crianças.

Identifique os sinais fisiológicos da fome real, assim quando a fome emocional chegar você saberá que não é uma fome real.

Se observe e busque ajuda de um médico ou nutricionista para conhecer as necessidades do seu corpo, coma o que foi prescrito e observe se foi suficiente para se alimentar.

Organize as refeições, se programe antes e planeje o que for comer para evitar escapulidas, privilegie alimentos que promovem a saciedade.

Se concentre na hora da refeição, nada de distrações como TV ou smartphone. Já reparou que às vezes quando comemos assistindo TV parece que nem comemos? Isso acontece porque com a atenção dispersa o cérebro encontra dificuldades para compreender que você já se alimentou.

Gostou dessa dica?
Marque aquela pessoa que vive beliscando besteirinhas durante o dia e não sabe por que não consegue perder peso!

 

 

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!