GRÃOS GERMINADOS: COMO FAZER

Já ouviu falar em grãos germinados? Na culinária oriental é comum comer os brotos de feijão e de soja, o broto é a etapa seguinte da germinação. Mas o consumo dos grãos em ambas as etapas trás muitos benefícios para nossa saúde e bem-estar. Confira!

grãos germinados

A germinação dos grãos é muito comum pelos adeptos à alimentação viva. Clique aqui e conheça a alimentação crudívora.

Isso porque, a segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, “a germinação digere previamenteo alimento, já que quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres. Assim, nossas enzimas digestivas não tem um trabalho árduo para digerir. São alimentos mais prontos para serem aproveitados pelo organismo”.

O melhor de tudo que para aproveitar os benefícios dos grãos germinados basta você germiná-los em casa! Aprenda como germinar os grãos de forma fácil:

GRÃOS GERMINADOS: COMO FAZER EM CASA

Material necessário

• Sementes (de alfafa, arroz, feijão azuki, gergelim, girassol sem casca, lentilha, trigo, entre outras)
• Vidros de boca larga
• Tela fina de náilon, filó ou gaze de algodão esterilizada
• Elástico
• Escorredor
• Panos grossos e limpos

grãos germinados Jardim do MundoFoto Jardim do Mundo

Como preparar

• Colocar de uma a três colheres de sopa dos grãos selecionados e já lavados e num vidro e cobrir com água limpa. Deixe de molho por 12h.

• Após as 12h repita o procedimento e deixe de molho por mais 12h.

• Após as 12h horas seguintes, cubra o vidro com o pedaço de filó e prenda com um elástico. Descarte a água e enxague bem sob a torneira e descarte novamente a água.

• Colocar o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco, se necessário cubra parte do vidro com o pano grosso para privar da luz direta.

• Enxaguar todos os pela manhã e à noite até os os brotos atingirem pelo menos o tamanho das sementes, neste ponto eles já poderão ser utilizados.

Os grãos germinados podem ser utilizados nas saladas, acompanhamento de refeições, em sucos, sopas frias, patês e pastas.


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BENEFÍCIOS DOS GRÃOS GERMINADOS

“Por estarem no início do processo de crescimento, os germinados têm uma concentração maior de enzimas ativas capazes de eliminar as toxinas e os resíduos acumulados no organismo”, explica o médico nutrólogo Eduardo Magalhães, do Nan- nai Resort & Spa, em Muro Alto (PE). Com isso, você ganha pique, reforça as defesas e perde as gordurinhas teimosas com mais facilidade.

Eles também apresentam propriedades antioxidantes. Isso favorece as defesas do nosso organismo e sua capacidade de regeneração!

“São alimentos com efeito alcalinizante – isto é, diminuem o excesso de acidez no sangue, muitas vezes associa- do à obesidade e a doenças mais graves, como o câncer”, complementa o nutrólogo.

Segundo Conceição Trucom, autora do livro Alimentação Desintoxicante, eles apresentam uma dose maior de vitaminas com poder antioxidante. “Especialmente as A, B, C, D e E, e minerais, como cálcio, iodo, ferro e fósforo”, afirma a autora.

Leia mais: “Brotos: Receitas da Culinária Viva da Germinação à Mesa”

Fonte: BF; GNT

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