GRIPES E RESFRIADOS: ALIMENTOS PARA PREVENIR

As temperaturas tem caído e em alguns lugares hoje será o dia mais frio do ano. Com sabemos, o frio pode ser a causa de alergias, gripes e resfriados. Mas você sabia que a alimentação adequada pode colaborar para minimizar esses sintomas?

Conheça algumas dicas e alimentos que irão de ajudar a cuidar do seu resfriado ou alergia!

gripes e resfriados alergias

Primeiro é importante saber que alergias, resfriados e gripes, apesar de sintomas parecidos, são diferentes!

A gripe é um vírus denominado influenza que pode ser do tipo A ou B esse vírus passa por mutações sazonais. Essa classe de vírus é muito contagiosa e pode ser transmitido de diversas formas.

O ar seco e o inverno são favoráveis à disseminação do vírus que causa a gripe. Por isso nesses períodos a manifestação da doença é maior que em outras estações do ano.

Os sintomas da gripe se assemelham ao do resfriado, no entanto são bem mais intensos e também mais agressivos causando dores musculares, febre alta e fraqueza.

Leia mais: “Superimunidade: O guia essencial para uma vida mais nutritiva e saudável”

O resfriado é causado, geralmente, pelo rinovírus e o coronavírus, ambos extremamente contagiosos. Um dos sintomas que antecede a manifestação do resfriado são os calafrios. Também ocorrem à obstrução e o corrimento nasal, dores de garganta e irritação da mucosa. Em média a doença dura entre 6 a 7 dias e a incidência maior da infecção se dá entre lactentes, crianças e idosos.

Embora cause certo desconforto o resfriado é bem tolerado. O paciente quando devidamente medicado suporta bem todos os estágios da doença. Nesses casos a recuperação é rápida e não inspira maiores cuidados.

As alergias apresentam alguns sintomas idênticos aos da gripe e resfriados. Entre eles os seguintes: espirros, prurido, obstrução nasal e coriza.

Entretanto nesses casos não ocorrem alterações na temperatura do corpo e também não há a sensação de fraqueza ou mal-estar. São vários os agentes causadores da alergia ou alérgenos. Fungos, pelos de animais, pólen, ácaros e poeira, baixas temperaturas são os mais comuns. Cheiros fortes como de produtos químicos, flores, perfumes e também por alimentos também são perigosos.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


E qual seria a melhor forma de se alimentar para amenizar os sintomas das gripes e resfriados? Durante esses momentos é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos pra diminuir a sensação de cansaço. Isso porque o corpo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste na luta contra doença. Além disso beber muita água aumenta a diurese e a liberação de toxinas pela urina ajudando o corpo a se livrar do vírus.

CONHEÇA 11 ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE E PREVENIR GRIPES E RESFRIADOS

1 – Ricas em vitamina C, frutas cítricas, como limão, laranja e acerola aumentam a imunidade

2 – Quinoa é rica em proteínas, sendo uma importante aliada da imunidade. Também possui zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema

3 – Invista em chás para esquentar e proteger o corpo

4 – Verduras, como brócolis e espinafre, são ricas em ferro e zinco, e devem ser acrescentadas ao cardápio

5 –  Probióticos como Leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas e cereais integrais.  Pois, contribuem para a manutenção da flora intestinal.

6 – O alho estimula a imunidade. Rico em vitaminas A, B e C, estimula a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriados, além de ser um importante expectorante

7 – Geléia real combate vírus e bactérias, e o mel ajuda na formação de anticorpos

8 – A cenoura é um ótimo alimento para ser acrescentado ao cardápio, pois atua contra as infecções. Rica em vitamina A, age na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando gripes.

9 – Shitake estimula a produção das células responsáveis pela defesa do organismo

10 – Linhaça é rica em ácidos graxos e ômega-3, que fortalece o sistema imunológico

11 – Gengibre atua como antisséptico, reduzindo a inflamação e aliviando a congestão nasal

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

 

Salvar

Salvar

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!