KOMBUCHA: A BEBIDA DO MOMENTO

Já ouviu falar em Kombucha? Essa bebida probiótica trás muitos benefícios para sua saúde e pode ser feita em casa! Conheça a kombucha!

A Kombucha é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá (Camellia Sinensis) ou infusões ricas em cafeína (pelo método não tradicional).

Para a fermentação, prepara-se o chá, normalmente preto ou verde, mas pode ser qualquer infusão, desde que seja doce e que este não seja antibiótico natural. Depois de pronto e já resfriado, inocula-se a solução com um líquido acidificante ou vinagre proveniente de fermentações anteriores e a zoogléia.

Tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, contudo, a bebida estará com um sabor ácido, mas, ainda, levemente doce e estará pronta a ser consumida.kombucha


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


A Kombucha é fonte de vários nutrientes como enzimas, ácido acético, ácido carbônico, ácido fólico, ácido glucônico, ácido glucurônico, L(+) láctico, ácido de Usnic, aminoácidos (vários), ácidos hidróxidos (vários), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina, niacinamida), vitamina B6 (pyridoxina), vitamina B12 (cobalamina, cyanocobalamina), vitamina C.

FAÇA SUA KOMBUCHA EM CASA

O primeiro passo é conseguir através de doação o seu scooby. Esse é o nome dado para a placa de bactéria formada a partir da fermentação. É ela a responsável por fermentar seus chás futuros. Existem grupos no Facebook dedicados a distribuição das matrizes de Kombucha e também o Kefir.

Coloque o scoby, 100 mililitros do starter (chá reservado da preparação anterior, que geralmente vem com a colônia doada), o chá escolhido (1 litro) e açúcar (100 gramas) em um pote de vidro.

Cubra com um pedaço de papel-toalha ou voal e prenda com um elástico. É importante que tecido que permita as bactérias respirarem e se reproduzirem.

Dependendo da temperatura ambiente, entre cinco e oito dias a bebida está pronta para a segunda fase de fermentação.

Retire o scoby e acrescente ao líquido cerca de meio litro de suco de fruta fresca. Pode ser maracujá, limão, manga, acerola e sumo de gengibre ou outra especiaria de sua preferência coados.

Divida o conteúdo em garrafas e feche bem para iniciar o processo de carbonatação. Espere três dias e leve para gelar. Aí, a kombucha está pronta para ser aberta e consumida!

Via Boa Forma

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!