LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Já ouviu falar no levantamento de peso olímpico? Essa prática, como o próprio nome sugere, é uma modalidade olímpica. Hoje os canais esportivos já transmitem campeonatos mundiais dedicados a esse esporte. E por isso, e também pelo advento do crossfit, o levantamento de peso tem ganhado cada vez mais espaço, até mesmo por aqueles que não pensam em competir profissionalmente. Conheça um pouco mais sobre o levantamento de peso olímpico e invista nessa prática!levantamento de peso olimpicoFotos CrossFit Fever

As competições esportivas começaram lá na Grécia antiga, mas o levantamento do peso não fazia parte dos jogos. A tradição conta que essa prática era comum entre os nórdicos e se espalhou pela Europa.

Em 1891 aconteceu o primeiro campeonato oficial de levantamento de peso. E mais tarde, a modalidade participou dos Jogos Olímpicos Modernos como parte da ginástica, se tornando uma modalidade definitiva nos jogos de 1920.

Somente em 2000, nos jogos de Sydney a competição de levantamento de peso aceitou mulheres.

A prática do levantamento de peso é dividida em dois: arranco e arremesso. O arranco é o momento onde em um único movimento os atletas devem erguer o peso do solo até acima da cabeça e manter por dois segundos. Já o arremesso é dividido em erguer o peso do solo até os ombros e em seguida suspender o peso sobre a cabeça, mantendo os braços e pernas estendidos.


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LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Assim como todas as atividades físicas, o levantamento de peso olímpico deve ser acompanhado por profissional de educação física qualificado.

  • Desenvolvimento mais global
  • Melhora fatores como força e potência, fundamentais para os treinos mais intensos das fases específicas.
  • Melhora da coordenação e da flexibilidade.
  • Melhor consciência corporal.
  • Pode ser feito sem sobrecarga o que possibilita sua prática por iniciantes ou pessoas com restrições
  • Tanto o arranque, quanto o arremesso, exigem muito de toda a musculatura estabilizadora do Core, além dos músculos das pernas e membros superiores.

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