MARACUJÁ PARA SUA SAÚDE E EMAGRECIMENTO

O Maracujá é um fruto muito presente no nosso cotidiano! Você sabia que ele pode ser aproveitado muito além da polpa? Conheça as propriedades do Maracujá para sua saúde e emagrecimento!

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MARACUJÁ PARA SUA SAÚDE E EMAGRECIMENTO

Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).

Sua utilização como sedativo é conhecida desde a antiguidade, entretanto essa não é sua única utilização, pois pode ser utilizada como calmante, hipnótico, sonífero e tonificante.¹

Suas folhas tem ação na ansiedade, asma, calmante, convulsão, crises nervosas e neurastênicas, espasmos e excitação nervosa, fadiga, inquietação, hiperatividade, nervosismo e insônia ¹.

A Passiflora tem efeito depressor do sistema nervoso central,sendo utilizada no tratamento de distúrbios da ansiedade ². No entanto, o chá de suas folhas deve ser utilizado com cautela, pois elas possuem ácido cianídrico (cianeto), e, desta forma, podem levar a pessoa a um quadro de intoxicação.


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Apesar de ser geralmente descartada, a casca do maracujá é uma parte muito importante desse fruto! A partir da casca é produzida uma farinha rica em fibras. As fibras são essenciais para o processo de emagrecimento!

A casca do maracujá possui cerca de 10 vezes mais fibras que no suco feito com a polpa. E a principal fibra é a pectina, que se transforma em um gel no estômago e traz saciedade! A pectina também contribui para a absorção mais demorada da glicose, evitando os picos glicêmicos.

Esse mesmo gel formado pela pectina reduz a absorção do colesterol. E ainda se liga com a gordura dos alimentos fazendo-a ser eliminada pela digestão.

farinha da casca do maracujá

A farinha é feita a partir da parte branca da casca, que é a porção mais rica em nutrientes, como a vitamina B3 (niacina), ferro, cálcio e fósforo. Acredita-se que a maior parte desses nutrientes se preserve na preparação da farinha.

Como usar a farinha da casca do maracujá:

Antes das refeições: Para quem quer emagrecer com farinha de maracujá, o melhor jeito de consumir é misturá-la com água e ingerir 30 minutos antes das refeições. O alimento libera fibras que formam um gel no estômago, provocando sensação de saciedade e prevenindo problemas intestinais, como prisão de ventre.

Sobremesa: A farinha também pode incrementar o valor nutricional da sobremesa. Basta polvilhar uma colher (sopa) em frutas e iogurtes, por exemplo.

Sucos: acrescentando uma colher (sopa) da farinha de maracujá em um suco funcional, ajudará a potencializar o efeito da bebida.

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1 – (DHAWAN, ET., 2004) ; 2 – (DHAWAN,ET AL., 2003) ; Via MV

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