MEDITAÇÃO: CONHEÇA E COMECE HOJE MESMO

Para ter controle da nossa vida também é necessário aprender a controlar nossa mente! Por isso muitos especialistas têm apoiado a meditação como um auxiliar para a reeducação alimentar e emagrecimento! Conheça como a meditação pode te ajudar na jornada da vida saudável!

meditação

Cada vez mais a ciência certifica que a meditação é capaz de potencializar as funções dos nossos cérebros! É muito eficaz como coadjuvante para o tratamento da depressão, transtornos de ansiedade e dor crônica.

A prática que vem ganhado espaço é chamada de mindfulness, meditação laica ou atenção plena. Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.

Atenção plena designa, nesse contexto, um prestar atenção àquilo que é, de momento a momento. A prática da atenção plena ensina a suspender temporariamente todos os conceitos, imagens, juízos de valor, interpretações, comentários mentais e opiniões, conduzindo a mente a uma maior precisão, compreensão, equilíbrio e organização.


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Os especialistas na prática da meditação laica, conhecida também como mindfulness, explicam que o hábito de meditar é capaz de aumentar o volume de massa cinzenta no cérebro. Sendo comparada a uma musculação cerebral! Se você vai na academia para melhorar seu corpo, por que não tirar alguns minutos para exercitar seu cérebro?

5 MOTIVOS PARA PRATICAR MEDITAÇÃO

A prática da atenção plena afeta positivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade e pelo estresse.

Meditadores regulares têm relacionamentos mais estáveis e se sentem mais felizes que a média das pessoas.

A técnica foi originalmente criada para combater a depressão e se provou tão eficiente quando os medicamentos antidepressivos, mas sem seus efeitos colaterais.

A meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater gripes e resfriados, podendo também reduzir o impacto de doenças graves como câncer.

Ao meditar, você desarma o gatilho das reações imediatas, proporcionando serenidade para pensar melhor antes de agir.

meditação_mindfulness atenção plena

MEDITAÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A nutricionista Manoela Figueiredo explica que prestar atenção na alimentação nos ajuda a fazer melhores escolhas.

A meditação voltada para a alimentação tem algumas técnicas que nos ajudam a comer com mais atenção. A proposta não é o emagrecimento, mas muitas pessoas acabam perdendo peso porque afinam a sintonia entre a necessidade e a vontade. Prestar atenção na comida nos faz mais atentos às necessidades do nosso corpo.

Manoela aconselha um exercício: “faça os dez primeiros minutos da refeição em silêncio. No final, você vai perceber que teve menos gases, sentiu mais o sabor da comida, o cheiro e as texturas”.

LIVROS PARA COMEÇAR A PRATICAR A MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Atenção Plena: Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman: Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

Manual Prático de Mindfulness de John D. Teasdale, J. Mark G. Williams Dphil e Zindel V. Segal: Elaborado por três dos mais talentosos mestres de psicologia clínica do mundo, esse programa é a terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT), testado e comprovado em testes clínicos em todo o mundo. Este é um programa passo a passo, fácil de acompanhar, sobre como treinar a mente a fim de obter uma vida mais plena e gratificante.

Mindfulness. A Dieta de  Helen Stephenson e Dra. Patrizia Collard: Muito além de um simples regime de perda de peso, a dieta mindfulness é um plano que visa alcançar o bem-estar por meio da alimentação. Emagrecer não é um mero objetivo, mas a consequência natural de um processo de reeducação alimentar que se dá a partir da conexão com os sentidos, pois é através da atenção plena que o seu metabolismo atingirá o equilíbrio perfeito.

 

Via G1; Mark Willians, Atenção Plena

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