MEIAS DE COMPRESSÃO ESPORTIVAS

As meias de compressão já são conhecidas por aqueles que sofrem com problemas circulatórios. O item tem ganhado espaço no mundo esportivo. Será que seu uso é realmente necessário para a prática esportiva? Conheça as indicações e benefícios de incluir o acessório no vestuário.

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Primeiramente, é importante ressaltar que as meias não são um item de moda, para deixar seu look esportivo mais descolado. Seu uso deve seguir a indicação médica em conjunto com a orientação do educador físico.

MEIAS DE COMPRESSÃO: INDICAÇÃO DE USO

A indicação principal é a melhorar a circulação prevenir o surgimento de varizes, mas outras outros indicações devem ser observadas:

  • Histórico familiar de varizes;
  • Insuficiência venosa;
  • Histórico de trombose na família;
  • Veias varicosas ou varizes;
  • Histórico de Síndrome pós-trombótica;
  • Sensação de pernas pesadas, dor ou inchaços nas pernas
  • Pessoas que necessitem de ficar muito tempo em pé durante o dia;
  • Pessoas que passam grande parte do dia sentadas;
  • Grávidas ou gestantes devido ás alterações físicas que acontecem durante o período de gravidez;
  • Períodos de recuperação após cirurgias, especialmente quando a recuperação obriga a passar o dia deitado ou sentado.

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CONTRAINDICAÇÕES

Como já falamos, o uso das meias deve ser orientado pelos profissionais da saúde, pois apesar de trazer benefícios, seu uso pode ter contraindicações.

 Confira os exames indicados para quem quer começar ou intensificar os treinos 

  • Isquemia;
  • Insuficiência cardíaca não controlada;
  • Infecções ou feridas nas pernas ou nas regiões cobertas com as meias;
  • Infecções na pele;
  • Alergia ao materiais das meias.

MEIAS DE COMPRESSÃO ESPORTIVAS

Segundo a cirurgiã vascular e angiologista dra. Aline Lamaita, médica do Hospital Albert Einstein, a meia oferece mais conforto no momento da atividade física, além de colaborar para um melhor rendimento.

“Muitos maratonistas procuram as meias para melhorar o tempo nas corridas, mesmo que por uma questão de segundos. Principalmente em esportes de alta performance, o paciente aguenta mais a corrida e tem resultado melhor”, explica.

“Então, pacientes que estão em busca de melhorar tempo e resistência, acabam tendo bons resultados, já que a meia proporciona uma melhora significativa do conforto das pernas durante a atividade física”, explica a médica.

A médica explica que, por conta da melhora do retorno venoso, com aumento do fluxo sanguíneo na região das pernas, existe uma diminuição nos biomarcadores musculares durante e após a atividade física.

“O uso da meia diminui os produtos de degradação, os ácidos lático e pirúvico, que estão ligados àquela dor muscular do dia seguinte (ou 48 h depois) de uma corrida, por exemplo.

No caso da meia, acelerando a circulação, ela diminui a concentração desses ácidos”, explica Aline. “A recuperação no dia seguinte é muito melhor, porque terá menos ácido para o corpo ‘limpar’”, complementa.

Via SportLife

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