MIRTILO: SUPERALIMENTO DA VEZ

Quem busca a vida saudável através da alimentação funcional deve sempre aproveitar as propriedades dos alimentos ao seu favor. Pelas suas propriedade e benefícios muitas frutas, vegetais, cereais são considerados “superalimentos”. Dentre os superalimentos com propriedades antioxidantes um tem ganhado destaque: o mirtilo, também chamado de blueberry é o superalimento da vez!

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MIRTILO: SUPERALIMENTO DA VEZ

Muito popular na América do Norte, a partir de 1980 ele começou a ser cultivado no sul do Brasil pelo clima. E, por isso, está cada vez mais fácil encontrá-lo por aqui. O frutinho conhecido lá fora como blueberry é considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes de que se tem notícia.

Estudos indicam que os compostos fenólicos aparecem dez vezes mais no mirtilo do que no morango. Essas moléculas são eficientes quando o assunto é neutralizar a ação dos radicais livres e reduzir o risco de câncer. Os compostos fenólicos do mirtilo ainda são excelentes para evitar a oxidação do colesterol ruim, o LDL. Pois é essa versão oxidada é o que forma as placas que grudam nas artérias e atrapalham o fluxo sanguíneo.

Propriedades do Mirtilo (Vaccinium myrtillus)

As propriedades do mirtilo incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antidiarreica, estimulante da pressão sanguínea, hipoglicêmica e tônica. O mirtilo está contraindicado para grávidas, lactentes e pacientes com gastrite ou úlceras gastroduodenais. Os efeitos colaterais do mirtilo incluem gastrite e úlceras gastroduodenais, quando consumido em excesso.

Baixo valor calórico
O mirtilo contem poucas calorias. 100 g do fruto fresco fornece apenas 57 calorias. No entanto, mirtilo possui nutrientes benéficos para saúde, como fibras solúveis dietética, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes.

Reduz os níveis de açúcar no sangue
Além disso, estudos sugerem que o ácido clorogênico no  mirtilo ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e os níveis de glicose no sangue de controle na diabete tipo 2.


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Vitamina C, A e E
Mirtilo contêm uma pequena quantidade de vitamina C, vitamina A e vitamina E. Ao todo essas vitaminas funcionam como potentes anti-oxidantes.

Rico em vitaminas do complexo B
O mirtilo também contêm uma pequena quantidade de grupo complexo B de vitaminas tais como niacina, piridoxina, ácido pantoténico e folatos. Contém muito boas quantidades de B-6, niacina, riboflavina, ácido pantoténico e vitamina ácido fólico. Estas vitaminas estão atuando como co-fatores ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.

Rico em Minerais
Além disso,  mirtilo contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e zinco. O potássio é um componente importante de celulares e fluidos corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O manganês é usado pelo corpo como um co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase . O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Tabela Nutricional: blueberry

Componentes Quantidade em 100 g de mirtilo
Energia 56 calorias
Água 84,3 g
Proteína 0,68 g
Gordura 3,43 g
Carboidrato 14,1 g
Fibras 2,70 g
Vitamina C 12,8 mg
Vitamina A 10 mcg
Potássio 89 mg
Fósforo 10 mg

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