PILATES: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

Pensando em começar a praticar exercícios físicos? Ou você está pensando em mudar o exercício? Conheça os benefícios que o pilates pode trazer par sua vida e sua saúde!pilates exercício emagrecimento saúde bem-estar

O pilates é uma das atividades mais queridas do momento. O método busca o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

“Com certeza o principal benefício é a melhora da qualidade de vida. Pois a pratica regular, além de aumentar seu bem estar, ajuda a eliminar dores nas costas, melhora a postura como nenhuma outra atividade física. Define o abdômen, atua diretamente no aumento de sua massa magra, na diminuição de medidas e no auxílio do controle do peso corporal”. explica

A prática ajuda, ainda, no relaxamento e no combate ao estresse e a ansiedade, problemas muito comuns na sociedade atual.

“Mais disposição para atividades cotidianas, melhora na autoestima e o desenvolvimento de um corpo sadio também são grandes benefícios”, completa Viviane Vales, educadora do curso “Pilates tradicional: do básico ao intermediário”.

CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS DO PILATES

Combate o estresse
“A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração”, aponta a professora Cristina Abrami. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Ameniza dores
O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. “Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos”, esclarece a fisioterapeuta Maitê Molica Ferrari, da clínica Acquaterapia. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.


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Melhora a respiração
“O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma”, explica a fisioterapeuta Maitê Molica. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

Corrige a postura
Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. “Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços”, observa Cristina Abrami. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

Via Minha Vida

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