POKE: CONHEÇA E APRENDA COMO FAZER

Já ouviu falar de poke? Esse prato de origem havaiana tem ganhado destaque nas redes sociais e se você gosta de se alimentar de forma saudável e leve ele é perfeito para você! Conheça o poke e aprenda como fazer!

poke como fazer atum

Esse prato que parece ter origem oriental, pode ser visto como um temaki de tigela. E também tem semelhanças ao ceviche peruano, mas o poke surgiu nas praias de Honolulu e popularizado na California. O poke é basicamente uma mistura de arroz, cubos de salmão ou atum crus, vegetais, oleaginosas, com molho agridoce acompanhado de frutas como manga, abacate e manga. É servido em abacates ou em uma tigela.

O nome vem do dialeto havaiano, já que “poke” significa cortar – e é tudo servido cortadinho, para comer rapidamente com hashis.

POKE: APRENDA COMO PREPARAR

poke de atum como fazer

O chef Gabriel Jorge Fernandes, do Hi Pokee, em São Paulo para nos ensinar duas receitas deliciosas de poke: uma com salmão e outra com atum.

POKEE CLÁSSICO
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos.

Ingredientes
250g de arroz japonês;
3 pepinos;
sal e açúcar a gosto;
50 ml de vinagre de arroz;
2 avocados;
400g de atum fresco cortado em cubos;
50g de amendoim;
4 wantan (só a massinha);
150ml de shoyu;
25ml de óleo de gergelim.
60g de cebola;
20g de cebolinha;
15g de gergelim.

Modo de Preparo
Lave 3 vezes o arroz, adicione 250 ml de água e coloque-o para cozinhar em fogo brando. Em seguida, corte o pepino em lâminas finas, com cerca de 3mm cada. Adicione o vinagre de arroz e sal e açúcar a gosto. Corte os avocados ao meio e, com o auxilio de uma colher, tire a casca e fatie-os. Frite (em óleo de cozinha mesmo) o wantan a 160°C até ficar levemente dourado. Por fim, misture o atum cortado ao shoyu, óleo de gergelim, cebola e cebolinha.

Montagem
Em cada bowl, coloque cerca de 100g de arroz cozido, adicione as lâminas de pepino a gosto e meio avocado fatiado. Coloque o amendoim por cima do arroz, 100g do atum temperado e finalize com o wantan na lateral do bowl.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


poke de salmão como fazer

POKEE TROPICAL
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo :30 minutos.

Ingredientes
250g de arroz japonês;
3 pepinos;
2 cenouras;
2 mangas;
sal e açúcar a gosto;
50ml de vinagre de arroz;
400g de salmão fresco cortado em cubos;
50g de amendoim;
1 Batata Doce;
150ml de shoyu;
25ml de óleo de gergelim.
60g de cebola;
20g de cebolinha;
15g de gergelim.

Modo de Preparo
Lave 3 vezes o arroz, adicione 250 ml de água e coloque para cozinhar em fogo brando. Em seguida, corte o pepino em lâminas finas, com cerca de 3mm cada. Adicione o vinagre de arroz e sal e açúcar a gosto. Depois, corte a cenoura em fatias, descasque as duas mangas e fatie em cubos. Corte a batata doce também em lâminas e leve ao óleo a 160°C até ficar levemente dourado. Por fim, misture o salmão cortado ao shoyu, óleo de gergelim, cebola e cebolinha.

Montagem
Em cada bowl, coloque cerca de 100g de arroz cozido e adicione cenoura, pepino e manga a gosto. Depois, coloque 100g do salmão temperado e finalize com a batata doce na lateral do bowl.

Você pode utilizar os ingredientes de sua preferência para montar seu poke e adequar a sua dieta! Confira a lista de compras low carb para adequar o seu poke à dieta de baixo carboidrato!

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!