PSYLLIUM: BENEFÍCIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

É a partir da Plantago ovata, mais especificamente da casca de sua semente, que vem o Psyllium ou psilio. Quando utilizado como alimento funcional, pode trazer muitos benefícios para sua saúde e bem-estar! Conheça mais sobre os usos e propriedades do Psyllium!

PSYLLIUM: BENEFÍCIOS PARA SAÚDE E BEM-ESTAR

A característica mais marcante do psyllium é a sua capacidade de higroscópica, ou seja, ele possui alta capacidade de absorção de água. O pssilium é composto por 80% de fibras naturais, e sua absorção de líquidos é tão eficiente que a fibra chega a aumentar seu volume em 20 vezes.

Clique e conheça a importância das fibras na sua alimentação

Ao se expandir, a fibra do pssilio produz a mucilagem. Esse é o nome para a formação viscosa criada a partir do contato de uma fibra com líquidos. Na prática, a mucilagem é o gel que surge quando deixamos a chia ou a linhaça de molho.

Assim, a formação de mucilagem é benéfica para nossa saúde e emagrecimento, pois promove a saciedade! E também o retardo do tempo de esvaziamento do estômago. Além disso, ela é capaz de arrastar gorduras, poluentes e metais pesados contidos nos alimentos. E proporciona substrato fermentável para bactérias do cólon, reduz o colesterol e fixam os ácidos biliares.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


No Brasil, o pissilio ganhou fama como laxativo, pois sua alta concentração de fibras e capacidade de absorção de água contribui para o trânsito intestinal. No entanto, o pssyllium pode contribuir sua saúde como um todo:

  • Ajuda a controlar a glicemia
  • Ajuda no controle do colesterol
  • Reduz a pressão arterial
  • Ajuda a emagrecer
  • Combate a letargia
  • Não contém glúten
  • Promove a limpeza e purificação do corpo em geral

Sugestão de consumo: O psyllium pode acompanhar seu iogurte, frutas, saladas, sucos, farofas e granolas.

Contra Indicações: A psyllium só não é recomendado para gestantes. Porém, se você sofre de alguma doença crônica, consulte o seu médico antes de ingerir essa planta.

Efeitos Colaterais: Apesar de ser natural, o psyllium em excesso pode causar alguns efeitos colaterais gastrointestinais como vômitos, diarréias, distensão abdominal, irritação em volta do ânus, cólica, gases e obstrução digestiva. Sendo assim, aos primeiros sintomas, pare de consumi-lo e procure o seu médico.

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

 

 

Salvar

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!