QUINOA: BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Quinoa: benefícios para saúde! Sabemos que os alimentos naturais são os melhores quando se quer emagrecer. No entanto, muitas pessoas não conhecem a diversidade de alimentos que ajudam na hora de fazer uma dieta. Que tal conhecer um pouco mais sobre a quinoa?

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Conhecendo a quinoa

Também conhecida como quinua, ela é um alimento muito conhecido na região dos Andes. Por ser um alimento que nasce em meio a vegetação andina o grão acaba sendo bastante utilizado na região.

Aqui no Brasil, ela não é consumida in natura, como nas terras andinas. Aqui a quinoa já vem processada e industrializada, chegando o grão, que pode ser encontrado em mercados e supermercados.

Uma informação importante é que a quinoa não é um cereal. Ela é classificada com um ‘falso cereal’ ou um pseudocereal. Entretanto, mesma ela sendo ‘falsa’ ela possui os mesmo nutrientes que cereais de verdade como o arroz e o trigo. A diferença está na forma em que é plantada e o seu crescimento.

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As propriedades e benefícios da quinoa

A quinua é extremamente rica em aminoácidos essenciais, por isso é um alimento de alto valor biológico. Além disso, ela é rica em ferro, Omega 3 e 6 e cálcio. Obviamente a quinoa é rica em fibras, fonte de carboidratos do bem e possui boas quantidades de vitamina B.

O grão é super indicado para quem está malhando ou precisa de um fortalecimento na musculatura! Ela é rica em proteínas, por isso auxilia nesse fortalecimento. Além disso, o Omega 3 e 6 contidos na quinoa ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares e a diminuir o colesterol.

E para aquelas pessoas hipertensas e que tem osteoporose a quinoa é indicada por causa dos seus altos índices de cálcio.

Ainda falando dos benefícios, as vitaminas do complexo B ajudam ao sistema nervoso a funcionar melhor, na manutenção dos músculos e nos hormônios.

Se você acha que seu sistema imunológico e a cicatrização não funcionam, a quinua ajuda a melhorar por meio do zinco.

Mas o melhor poder da quinoa é que ele ter um alto poder de saciedade, ajudando assim quem consome emagrecer. Além de ser um alimento muito indicado para quem tem alergia ao glúten.

Como utilizar quinoa

Saladas: o grão pode ser usado como ingrediente da sua a salada, como se fosse um tabule. Ou também em forma de farinha polvilhada em cima.

Com leite ou iogurte: os grãos inteiros podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes. Isso ajuda a acrescentar mais fibras ao preparo, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.

Substituindo a farinha de trigo: a farinha pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar.

Misturado em sucos ou vitaminas: colocar uma colher de farinha de quinoa a sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo fato de estarem em forma de suco, a frutas perdem muito das suas fibras, e a quinoa pode ajudar a equilibrar essas quantidades.

Com frutas: consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa, de proteínas

Valores nutricionais da quinua:

Composição  para cada 100 gramas
Calorias (Kcal) 336
Carboidratos (g) 68,3
Proteínas (g) 12,1
Lipídios (g) 6,1
Água (g) 10,8
Fósforo (mg) 302
Cálcio (mg) 107
Fibras (g) 6,8
Ferro (mg) 5,2
Tiamina (mg) 1,5
Niacina (mg) 1,2
Riboflavina (mg) 0,3
Ácido Ascórbico (mg) 1,1

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