SACIEDADE: ALIMENTOS PARA CONTROLAR A FOME

Buscando reeducar sua alimentação buscando novos hábitos saudáveis? O medo de sentir fome é constante para aqueles que estão em dieta, porém alguns alimentos podem ajudar no controle do apetite! É importante diferenciar a fome psicológica da fome física e depois incluir na dieta os alimentos na dieta que trazem saciedade. Conheça alguns desses alimentos e aumente a sua saciedade!

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CONHEÇA A DIFERENÇA ENTE A FOME EMOCIONAL E DA FOME FÍSICA

SACIEDADE: ALIMENTOS PARA CONTROLAR A FOME

1. Amêndoas: Por serem ricas em proteína, fibras e gordura não saturada, elas aumentam a sensação de saciedade.

2. Café: Cheio de cafeína, é capaz de mascarar a fome e a fadiga, já que age como um estimulante e aumenta os níveis de atenção.

3. Gengibre: Sua propriedade termogênica promove saciedade além da queima de gordura corporal.

4. Abacate: Rico em fibras, deixa aquela sensação de estômago cheio. “No entanto, por ser bastante calórico, deve ser consumido com moderação”, explica Gabriela Cilla, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

5. Pimenta-caiena: Contém uma substância chamada capsaicina, que suprime o apetite e eleva a temperatura do corpo. Consuma moderadamente pois pode agredir o estômago e o intestino.

Superalimentos

6. Maçã: Apresenta boa concentração de fibras solúveis que aumentam a sensação de saciedade.

7. Ovo: “Graças às proteínas em sua composição, ele auxilia na redução do apetite durante o dia”, esclarece a especialista.

8. Água: A bebida, quando ingerida antes do almoço, distende o estômago, dando a impressão de que estamos satisfeitos, diminuindo a vontade de comer.

9. Batata-doce: O tubérculo, por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, é absorvido aos poucos, favorecendo a sensação de saciedade.

10. Sopa de vegetais: Quando servida quente, a sopa aquece o corpo assim que chega ao estômago, antecipando as mensagens de saciedade que são enviadas ao cérebro. “Além disso, ela contém uma grande variedade de fibras, o que estende o período sem fome”, conta Gabriela.


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11. Chocolate amargo: Compostos dessa gostosura, como os antioxidantes, retardam a digestão e fazem com que a saciedade apareça mais rápido.

12. Tofu: “Ele é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, magnésio e ferro, nutrientes que ajudam a equilibrar os hormônios, melhorar o metabolismo da gordura e do carboidrato, minimizar a compulsão por doces e originar aquela sensação de saciedade.”

13. Chá-verde: Ele contém catequinas, que interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à vontade de comer.

14. Mingau de aveia: As fibras presentes no preparo permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina. “Com baixo índice glicêmico, o mingau acaba promovendo a saciedade”, diz Gabriela.

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15. Vegetais folhosos: Esses superalimentos são ricos em proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro, nutrientes que ajudam a controlar o apetite.

16. Canela: Controla o índice glicêmico do sangue, reduzindo fome. “Para tirar proveito, acrescente uma colher de chá de canela ao leite, torrada ou chá todos os dias”, sugere a nutricionista.

17. Leite desnatado: Rico em proteínas de lenta e rápida absorção, promove a sensação de saciedade e queima da gordura abdominal.

18. Molho picante: “A ação termogênica promove a queima de gordura e o aumento da saciedade”, explica Gabriela.

19. Linhaça: Ela tem quatro vezes mais fibras que a aveia, prolongando o estado de saciedade. Isso ocorre porque a linhaça contribui para a liberação do hormônio colecistocinina, responsável por nos deixar com aquela sensação de que já comemos o suficiente.

20. Whey protein: As proteínas do leite (whey e caseína) fazem você se sentir mais satisfeita do que outras bebidas açucaradas.

21. Salada: “Suas vitaminas, fibras e água fazem com que o estômago esteja sempre parcialmente cheio e produza uma sensação de fartura por mais tempo.”

22. Suco de vegetais: Sua grande quantidade de fibras proporciona uma digestão gradual e promove saciedade de sobra.

Via Boa Forma

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