5 SUPERALIMENTOS PARA O DIA-A-DIA

Superalimentos é uma expressão comercial usada para designar aqueles alimentos que possuem propriedades e benefícios para a saúde. Não pense que apenas que aqueles alimentos caros e difíceis de encontrar são superalimentos. Conheça alguns Superalimentos baratos e fáceis de encontrar:

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5 superalimentos para o dia-a-dia

Banana: fruta macia e doce, a banana é rica em potássio, que auxilia no controle da hipertensão arterial e na prevenção de câimbras. “É uma boa fonte de vitamina A e C de ação antioxidante que nos protege dos danos causados pelos radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce. Fonte também de vitaminas do complexo B e fibras alimentares”, diz a nutricionista Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

Semente de girassol: oleaginosa que contém alto teor de vitamina B e E, além do alto teor de ômega 6 e 9, essenciais ao organismo. Segundo a nutricionista Hediane Warrak da Unimed Rio, seus benefícios estão relacionados à saúde óssea, prevenção de anemias, sistema nervoso e cardiovascular: “Não há contraindicação ao seu consumo, contudo é uma semente bastante calórica e por isso deve ser consumida com moderação para quem precisa controlar o peso”


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Batata doce: rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados. Fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado durante o verão.

Inhame: fonte de proteínas, potássio e fósforo, carboidratos e fibras. Atua na prevenção de doenças como artrite, osteoroporose e cálculos renais.

Aveia: importante no controle do mau colesterol e no controle de peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia confere sensação de saciedade, e a pessoa demora mais tempo para sentir fome. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingaus, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.

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