TIREOIDE: COMO ELA ATUA NO CORPO?

Nosso bem-estar e emagrecimento pode estar sendo controlado por um pequeno órgão na nossa garganta! Conheça mais sobre a tireoide e como ela controla o funcionamento do seu corpo!

tireoide tiroide emagrecimento

TIREOIDE: VEJA COMO ELA CONTROLA SEU CORPO

A tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela possui a forma semelhante a uma borboleta com estrutura de dois lobos localizada no pescoço em frente à traqueia.

A tireoide produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que estimulam o metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. Também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante para o equilíbrio do cálcio no organismo.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireoide. Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional.

É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

TIREOIDE E EMAGRECIMENTO

A tireoide é a gasolina do corpo. Age estimulando o funcionamento e diversas funções nos diferentes órgãos. Portanto, ela estimula o metabolismo e o gasto energético.

No hipotireoidismo, o paciente vai ter um gasto energético reduzido, além de retenção de líquido, que ocasiona um aumento de peso em torno de 10% do peso corporal.

No hipertireoidismo ocorre o contrário. Há um aumento do metabolismo e do gasto energético que o paciente não consegue compensar, com o concomitante aumento do apetite.

Mas vale ressaltar que é mito dizer que uma pessoa é gorda ou magra porque tem problemas na tireoide.

Estas disfunções causam alteração transitória do peso enquanto o paciente não está sendo tratado. Uma vez que o tratamento adequado é iniciado o peso vai depender da alimentação e do gasto calórico, como ocorre com qualquer pessoa saudável.

AUTOEXAME DA TIREOIDE

Aprenda a fazer o autoexame para verificar a existência de nódulos. O material necessário: Copo com água e um espelho (se possível, de cabo).

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireóide está localizada aí.

2. Estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta. Focalize-a pelo espelho.

3. Beba um gole de água e engula.

4. Com o ato de engolir, a glândula sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos na região. Atenção: Não confunda a tireóide com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.

5. Ao notar protrusões, procure seu Endocrinologista.

Via Endrocno Org ; Tireoide Org

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!