PERIGOS DO TRIGO

Muito tem se falado sobre os males e perigos de uma dieta rica em glúten. No entanto, existem outros componentes do trigo que também são prejudiciais para a saúde. Conheça 11 motivos para parar de consumir o trigo hoje mesmo!

gluten trigo

Perigos do trigo para sua saúde e bem-estar!

Doença celíaca: é uma reação autoimune provocada pelo glúten, tratada com dieta livre desta proteína. Estima-se que cerca de 30-40% das pessoas tenham o padrão genético com potencial para desenvolver a doença celíaca.

Inflamação intestinal: Inibidores de amilase-tripsina (ATIs) estimulam o sistema imune, gerando reação inflamatória que pode aumentar a permeabilidade intestinal. Pode ocorrer até mesmo em não-celíacos. Essa reação pode ocorrer tanto em pessoas sensíveis ao glúten quanto nas não sensíveis.

Intestino permeável: O glúten estimula a liberação da proteína zonulina, que “afrouxa” as junções entre células da parede intestinal, facilitando o acesso de qualquer substância ao sangue (inclusive bactérias, vírus, toxinas etc)

Maiores riscos de autoimunidade intestinal: O sistema imune produz anticorpos contra a gliadina (componente do glúten), porém a glicina se parece, em estrutura molecular, com um tecido que reveste a parede intestinal, então os anticorpos atacam ambos

Sintomas gastrointestinais: Inclusive em não-celíacos. Diarreias ou constipação, cólica, gases, estufamento, etc.


BAIXA GRÁTIS NOSSO GUIA: DETOX EM 10 DIAS

Download Grátis Tabela de Calorias Fator de Emagrecimento saúde bem-estar emagrecimento


Maior vulnerabilidade a doenças autoimunes: Estudos mostram que o glúten está vinculado a diversas doenças autoimunes, como as da tireoide (hashimoto ou graves), diabetes tipo 1, fibromialgia, artrite reumatóide, Chron, entre outras

Reações autoimunes em não-celíacos: Um estudo concluiu que muitas pessoas com sensibilidade não-celíaca ao glúten têm marcadores autoimunes no sangue, sugerindo que a exposição ao trigo pode levar a doenças autoimunes

Conheça mais sobre os males do trigo no livro “Barriga de Trigo”

Flora intestinal danificada: Devido às respostas inflamatórias no intestino.Sintomas cerebrais: As inflamações no intestino e o desequilíbrio da microbiota aumentam a vulnerabilidade a doenças como demência e Alzheimer, além de provocar sintomas depressivos.

Sintomas dermatológicos: podem ocorrer erupções cutâneas de cor avermelhada, geralmente associadas a coceiras e bolhas.

Traduzido de artigo originalmente postado no portal PaleoLeap.com

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que você ame e quer ver mais saudável!

Clique e curta FATOR DE EMAGRECIMENTO no Facebook

Salvar

VIVA MAIS SAUDÁVEL!

Receba grátis esse e outros conteúdos exclusivos para viver ainda mais saudável!